segunda-feira, 26 de março de 2012


O Espirito Santo em Atos

O livro de Atos foi escrito provavelmente entre 80 e 90 depois de Cristo (d.C.) e seu autor é o mesmo do terceiro Evangelho.

Podemos dizer que o Livro de Atos é o Evangelho do Espírito. Aí se conta sobre o Espírito Santo que foi prometido e fez nascer a comunidade cristã e a impulsionou para o testemunho aberto e corajoso do nome de Jesus, isto é, para anunciar a palavra e a ação libertadora de Jesus.

O Espírito não é um poder abstrato, mas uma pessoa. Ele faz o que somente uma pessoa pode fazer: fala (Atos 1.16; 8.29; 10.19, etc.), capacita outros a falar (Atos 2.4; 4.8;31, etc.) dá testemunho (Atos 5.32), envia obreiros cristãos (Atos 13.4), impede que se façam certas coisas (Atos 16.6,7) e nomeia pessoas para servir na igreja (Atos 20.28). Ele atua em conjunto com os seres humanos (Atos 15.28) e, ao mesmo tempo, é um com Deus e igual a Ele (Atos 5.3;9). O Espírito Santo também faz lembrar, compreender e continuar o testemunho de Jesus.

A obra de Jesus, após a ascensão, continuou através do Espírito Santo. O Espírito é o dom que Jesus, após subir ao céu, enviou aos Seus discípulos e é chamado de “Espírito de Jesus’’ (Atos 16.7; Romanos 8.9). Ele também é chamado de “a promessa do Pai” (Atos 1.4; Lucas 24.49).

As línguas, isto é, a habilidade de falar línguas diferentes (Atos 2.4-13), pode ter sido a maneira que Deus escolheu para indicar a universalidade da igreja, a Sua presença entre povos de todas as línguas.

A igreja, tal como a conhecemos hoje, sobre a qual o Espírito veio, começou no dia de Pentecostes e era composta de judeus eprosélitos (gentios que se haviam convertido ao judaísmo e eram considerados judeus). Logo outros grupos foram agregados.

A promessa do Espírito foi feita inicialmente através de João Batista (Lucas 3.16; Atos 1.5; 11.16). Assim, Lucas registra, em Atos 19.1-7, como um grupo dos discípulos de João também recebeu o Espírito. Essas passagens revelam como o Espírito une esses grupos divergentes, impedindo que se instaurem divisões na jovem igreja.

(Atos 1.8; 4.33). Cheios do Espírito, falam com poder (Atos 2.4; 14-40; 4.8; 31; 6.10). Mas a expressão: cheios do Espírito, também se aplica a alguns cristãos cuja qualidade de caráter os capacita de forma especial para várias formas de serviço (Atos 6.3-5; 11.22-24). Assim, o Espírito Santo, em Sua plenitude, dá às pessoas poder para revelarem Cristo com palavras e ações.

Quando se trata da pessoa e atividade do Espírito Santo, nenhum livro do Novo Testamento é tão revelador quanto o de Atos. Ele registra um cumprimento que é também um novo início. As profecias do Antigo Testamento (Joel 2.28-32) e as promessas do Senhor Jesus (João 14.16) sobre o Espírito Santo se cumpriram em Pentecostes.

Ao receberem o Espírito Santo, os cristãos estarão preparados para testemunhar Jesus, continuando o que ele começou a fazer e a ensinar. Essa é a tarefa espiritual de todos os cristãos que formam a comunidade de Jesus.

Fonte: MANUAL BÍBLICO SBB, 02/07/2011___EBI

Te Amo Filha

Nenhum comentário: